
O projeto “Lojas com História” foi concebido pela Câmera Municipal de Lisboa em 2015, com o objetivo de contribuir para a manutenção da identidade de Lisboa assim como travar o desaparecimento de comércio característico da cidade. As lojas com história são estabelecimentos com características únicas e diferenciadoras da atividade económica.
A base da escolha das lojas com história é feita com base em 3 premissas:
- Loja centenária
- Manutenção da Localização
- Manutenção da atividade.
A Antiga Casa Faz Frio foi um desafio pelas seguintes razões:
- Estado do estabelecimento
- Falta de quem continue o negócio
- Inviabilidade económica
A Antiga casa Faz Frio faz parte das lojas inscritas no programa de Lojas com História. Foi inaugurada no Século XIX, por volta de 1880 como casa de pasto e local de guitarras, barrigas, conversas, amores e humores.
Em Outubro de 2018, passou a ser apenas “Faz Frio”. Os pratos do dia mantiveram-se como antigamente. O Faz Frio manteve se um espaço português, com as receitas tradicionais, mas menos pesadas e com técnicas de agora.
Os 5 elementos que classificam o Faz Frio como uma loja com história:
São os componentes característicos que se mantiveram como as janelas pintadas de verde em harmonia com a designação inscrita em tinta branca, aplicado também as portas de entrada da cozinha, e casas de banho (fregueses e freguesas).
Os três compartimentos, forrados com painéis de madeira, e pintados com desenhos que representavam 28 pregões de Lisboa transportando nos para o tempo dos vários ofícios (amoladores, varinas, lavadeiras, fava-rica, aguadeiros, etc.) que agora são designados como: Clandestino, Tertúlia e Reviralho.
O chão centenário, em laje de pedra. O candeeiro com cacho de uvas, que está ao pé da janela. E os azulejos da parede. Para além destes elementos, foi feito uma vitrine para expor as várias garrafas antigas que estavam espalhadas pelo restaurante.
Venha-nos visitar,
Até já
Restaurante Faz Frio